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ISLA DE LEIRIA - Identificação de boas práticas nos domínios de cooperação entre universidades e empresas

NOME DA UNIVERSIDADE:

ISLA (Instituto Superior de Línguas e Administração) – Leiria

 

1.       REGRAS NACIONAIS

Os Estatutos do ISLA foram aprovados pelo Despacho 24230/2009 de 3 de Novembro e publicados na 2ª Série do Diário da República. Foram elaborados à luz do Regime Juridico das Instituições de Ensino Superior – Lei nº  62/2007, de 10 de Setembro.  Segundo os mesmos, constitui-se um estabelecimento de ensino superior universitário particular não integrado. Compete ao Director, propor à entidade instituidora a criação ou alteração de cursos, acompanhar os processos novos ou a reformulação dos já existentes e aprovar as normas regulamentares dos ciclos de estudos autorizados e ou registados e acreditados, ouvidos os Adjuntos e os Conselhos Pedagógico e Científico. Compete, posteriormente, à entidade instituidora do ISLA apresentar à A3ES quer o pedido de alterações, quer o pedido de novo ciclo de estudos. A revisão e actualização dos conteúdos programáticos, e a distribuição do serviço docente, são deliberados em Conselho Científico, sujeitando-se à homologação do Director sendo a aprovação final da Entidade Instituidora.

 

2.       A UNIVERSIDADE: PRINCIAPIS CARACTERÍSTICAS

O ISLA possui 60 docentes e  16 funcionários não docentes.

Alguns dos objectivos do Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA -Leiria) são:

- Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e empreendedor, bem como do pensamento reflexivo;

- Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção nos diversos sectores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade, e colaborar na sua formação contínua;

- Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, das humanidades e das artes, e a criação e difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que se integra;

- Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, que constituem património da humanidade, e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

- Estabelecer formas de cooperação com empresas e organizações, nacionais e estrangeiras, tendo em vista uma mais fácil inserção profissional dos seus estudantes e diplomados e a participação em projectos de investigação e desenvolvimento;

- Promover acordos de associação ou de cooperação com instituições de ensino e de investigação, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, designadamente através da integração em redes, com vista a incentivar a mobilidade de estudantes, diplomados e docentes e a realização de parcerias e projectos comuns, incluindo programas de graus conjuntos ou de partilha de recursos ou equipamentos;

 

A oferta formativa é composta por 4 licenciaturas, 3 mestrados, 14 pós-graduações e 3 Cursos de Especialização Tecnológica.  Possui, ainda, oferta de formação contínua diversa (financiada).

O Curso de Especialização Tecnológica (CET) é uma formação pós-secundária não superior que visa conferir qualificação profissional de nível V.

Este tipo de qualificação profissional é obtido através da conjugação de uma formação secundária, geral ou profissional, com uma formação técnica pós-secundária, e caracteriza-se por:

- Ser uma formação técnica de alto nível;             

- Resultar numa qualificação que inclui conhecimentos e capacidades de nível superior;

- Não exigir, em geral, o domínio dos fundamentos científicos das diferentes áreas em causa;

- Adquirir capacidades e conhecimentos que permitam assumir através deles e de forma geralmente autónoma ou de forma independente, responsabilidades de concepção e/ou de direcção e/ou de gestão.

 

3.       TIPOLOGIA DE INOVAÇÃO

Inovação implementada nos programas currículares

O padrão definido para as unidades curriculares de Projecto tem sido, além das práticas noutras unidades curriculares, a face mais visível de inovação, traduzida num envolvimento claro do meio, aliando competências científicas e académicas, e produzindo um instrumento caracterizador do estado da arte da organização que, sob a forma de relatório, com defesa pública, contribui para a integração de conhecimentos e competências do estudante, numa análise abrangente mas aprofundada da realidade organizacional em causa. As unidades são desenvolvidas em ambiente empresarial/institiucional com apoio tuturial dos docentes.

Anualmente, são promovidas conferências, workshops e aulas abertas, por unidades de todos anos curriculares. São convidadas pessoas ligadas às empresas nas mais diversas funções e ramos empresariais, com o intuito de transmitirem as suas experiências profissionais e de vida. É, ainda desenvolvido  plano anual de conferências com a revista INVEST, que decorre desde 2006.

 

Inovação implementada nos métodos de aprendizagem

Todas as unidades curriculares  ministradas no ISLA têm uma ligação à plataforma de e-learning da instituição.  Desta forma, os alunos  poderão ter um maior contacto à distância com os tema nas aulas (em particular, os trabalhadores-estudantes que nem sempre conseguem assistir a todas as unidades curriculares).

O ISLA promove uma aprendizagem Formação-Acção, em algumas unidades de cariz prático. Este método releva-se como um potenciador da estudo e consequente inovação organizacional, de suporte à introdução de novas tecnologias e novos modelos organizacionais e comportamentais, nas empresas/instituições.

O ISLA tem parcerias com instituições nacionais para a realização de cursos de formação avançada / pós-graduada, nomedamente, PSIDUCA, Comunidade Lean Thinking, Geopoint e Universidade Lusófona.

 

Inovação implementada na cooperação com empresas

O ISLA desenvolve parcerias, nomeadamente, com o ISQ- Instituto de Soldadura e Qualidade, no âmbito do reforço de competências para empresários em liderança, estratégia, inovação em produto e processo, técnicas e instrumentos de gestão. Juntamente com a AIMinho – Associação Industrial do Minho promove projectos de responsabilidade social, ambiente e eficiência energética nas empresas.

No âmbito da unidade curricular de Projecto Empresarial Aplicado, os alunos finalistas do curso de Gestão de Empresas têm elaborado trabalhos de elevado nível em âmbito empresarial, sob a orientação dos docentes responsáveis, nomeadamente:

- VBS - Vidreira da Batalha e Sotempra, Lda., Diagnóstico Estratégico;

- Carbostone - Compósitos, Lda. (Produtos em Resina para Decoração e Construção Civil), Diagnóstico Estratégico;

- Frutanibal - Comércio Hortofrutícola, Lda. (Grossista de Produtos Hortofrutícolas), Diagnóstico Estratégico;

- Geocargo, S.L. (Transportes de Mercadorias), Projecto Estratégico de Expansão Internacional;

- Cozinhas Micra, Lda. (Mobiliário), Diagnóstico Estratégico;

- RICEL - Industria de Pré-Fabricados de Betão e Cerâmica, Lda. (Extracção de Inertes e Produção de Materiais em Cimento para Construção Civil), Diagnóstico Estratégico;

- Grupo Laboratórios Beatriz Godinho (Análises Clínicas), Diagnóstico Estratégico;

- Crisal - Cristalaria Automática S.A. (Produção Industrial de Vidro), Diagnóstico Estratégico;

- Grupo Electrofer (Metalomecânica e Tratamento de Superfícies), Diagnóstico Estratégico;

- Construções JJR & Filhos, S.A. (Construção Civil e Obras Públicas –Rodovias), Diagnóstico Estratégico;

- CS - Coelho da Silva, S.A. (Cerâmica de Cobertura), Diagnóstico Estratégico;

- MTM Moldes, Lda. (Industria de Moldes), Diagnóstico Estratégico;

-  Aglou - Cimentos, Lda. (Blocos e Artefactos de Cimento), Diagnóstico Estratégico;

- Hiperclima, S.A. (Comercialização de Equipamentos e Acessórios de Climatização), Diagnóstico Estratégico;

- Flexidoor, S.A. (Produção e Comercialização de Portões e Automatismos), Diagnóstico Estratégico;

- Cordeiro & Companhia, Lda. (Comercialização de Produtos Hortofrutícolas), Diagnóstico Estratégico;

- CAC II - Companhia Avícola do Centro, S.A. (Comercialização de Ovos e Derivados), Diagnóstico Estratégico;

- Incentea - Tecnologia de Gestão, S.A. (Softwarehouse e Comercialização de Software e Hardware), Diagnóstico Estratégico.

 

Inovação implementada na exploração prática dos conhecimentos

­­­­­­­­­­­Os alunos têm ao seu dispor os serviços do Gabinete de Relações Institucionais - GRI, nomeadamente a possibilidade de colocação em regime de estágio ou em prática em contexto de trabalho, a preparação do seu curriculum, e o apoio na gestão da sua carreira. Estes serviços são disponibilizados ao diplomado, igualmente, de forma gratuita. Por outro lado, são desenvolvidos estudos e projectos no âmbito de algumas unidades curriculares com relevância para a unidade curricular de Projecto. A relação entre os ISLA, onde os ciclos e respectivos planos de estudo são similares, é animada através de intercâmbio de alguns docentes em acumulação. Genericamente, a cooperação interinstitucional segue depois o trâmite normal de protocolos, conferências, práticas em contexto de trabalho, trabalhos aplicados, estudos de caso. 

 

Inovação implementada na cooperação entre empresas e universidades

Em parceria entre a Câmara Municipal de Leiria e o Isla de Leiria, foi realizado um estudo académico no âmbito de nas unidades do Metodos de Investigação, que teve como objectivo avaliar o conhecimento de espaços culturais do concelho de Leiria, analisando, em especial, os seguintes espaços culturais: Castelo, Mimo, Lapedo, Agromuseu, Banco de Portugal, Biblioteca, Teatro José Lúcio da Silva, Teatro Miguel Franco e Moinho do Papel. Neste trabalho foi realizada uma caracterização geral da amostra, uma caracterização dos meios de obtenção de informação relativamente às actividades/espaços culturais, uma análise geral dos espaços culturais, uma análise de perfis dos inquiridos que ouviram falar dos espaços, dos que os efectivamente visitaram e dos que recomendam a visita.

 

Inovação na mobilidade entre empresas e universidades (formação integrada)

A implementação de competências práticas no domínio da área de recursos humanos e de gestão, por via dos projectos de final de curso da licenciatura

 

Inovação implementada em estratégias na definição dos programas curriculares que envolvam as empresas

Para a criação de novos cursos , são consultados o Conselho Científico e Conselho de Avaliação da Qualidades constituídos por docentes e por personalidades de reconhecido mérito empresarial e  profissional.  Esta consulta permite ajudar a perceber as necessidades da envolvente socio-económica da região.

 

Inovação implementada na formação contínua

A utilização da plaforma de e-learning, possibilita aos alunos trabalhadores-estudantes, mesmo não assistindo às aulas, acompanhar as matérias leccionadas bem como receber acompanhamento tutorial.  Por outro lado, com a participação dos alunos em fóruns da própria plataforma, as dúvidas podem ser esclarecidas à distância.

 

4.       IMPACTO DE TAIS INOVAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA CONCORRÊNCIA E DA EMPREGABILIDADE A NÍVEL LOCAL OU NACIONAL IDENTIFICANDO

Alguns dos licenciados pelo ISLA, criaram o seu próprio emprego.Ouvir A maior parte mantém-se na empresa onde lhe são atribuídas crescentes responsabilidades.

 

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